Os 4 elementos

os4elementos

Os 4 elementos

Desde a época que trabalhava como astróloga infantil e de adulto (sei que muita gente aqui conhecia essa faceta e muita gente não) eu já falava para meus clientes que cozinhar era a atividade mais completa de todas.
Esse assunto entrava logo no começo das minhas consultas – quando eu estava falando sobre o temperamento da pessoa (se ela tinha mais ou menos fogo, terra, ar ou água) energias que, de acordo com a astrologia, influenciam na nossa personalidade.
Eu sempre gostei de usar exemplos práticos para explicar o que eu queria dizer em “astrologuês” – uma língua que sou fluente ;-)
Então, se por exemplo, uma pessoa tinha pouca influência do elemento “fogo” (ou seja, do tipo mais medrosa, baixa energia vital, uma pessoa menos vigorosa, que se cansa fácil) e tinha mais do elemento “terra” (alguém com muita noção de tempo, espaço, medida das coisas – ela é daquelas que sabe o quanto de comida tem que fazer para x de pessoas que vem para o almoço e coisas assim) – eu listava as atividades que poderiam ajudá-la a trazer um pouco mais da energia que “faltava” e também equilibrar a energia que “sobrava”. Porque sim, se falta uma(s), sobra em outra(s).

E o que a cozinha têm a ver com isso?

Não importa qual fosse a combinação, a cozinha estava em praticamente todas as minhas dicas.
Isso porque ela é a atividade mais cotidiana que eu conheço capaz de trabalhar nossas energias de uma forma global.
Ela trabalha fogo (transformação do alimento), terra (mexer com os ingredientes), ar (saber lidar com tempos diferentes de cocção, ser capaz de seguir uma receita) e água (sensibilidade e emoção – aquele toque “sazon” que as melhores comidas têm).

Sincronicidades

E qual não foi minha surpresa ao ler no livro da Ana Holanda (“Como se encontrar na Escrita” – Ed. Rocco) que existe um projeto de um jornalista, chamado Micheal Pollan sobre o ato de cozinhar. E para mergulhar no tema ele divide justamente o livro (que também virou série na Netflix – Cooked) em quatro grandes blocos. Adivinha? Sim, Fogo, Terra, Ar e Água.

Você não sabe a minha alegria ao ler isso. Por isso, como ex-sempre-astróloga, fica o convite de hoje você praticar o ato de cozinhar pra também trazer um pouquinho do que é uma vida feita à mão. (leia sobre isso aqui)

 

*** Imagem = Kayley McCabe @thekitchenmmccabe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.