Ansiedade e Depressão: O Mal do Século

o-mal-do-seculo

Ansiedade e Depressão: O Mal do Século

Eu já tinha postado no meu Instagram a foto do livro “A sociedade do Cansaço”, mas além de ter ficado incomodada porque não tinha gostado da foto anterior (esse negócio de conviver com muito virginiano dá nisso), deixei de mostrar os outros 2 livros da trilogia:“A sociedade da Transparência” e “Agonia de Eros”, escrito pelo coreano Byung-Chul Han📚 (deu até nó no cérebro de escrever).

A trilogia começa falando do cansaço, dizendo que o mal do século XXI é neuronal, não mais bacteriológico ou viral.
Temos a cura para a maior parte das doenças físicas, mas porquê sofremos como nunca de doenças como depressão e transtornos mentais?

Você sabia que o Brasil é o primeiro país em transtorno de ansiedade do mundo e o quinto em depressão?

Esse livro explica um pouco sobre o assunto, e na visão de alguns pensadores, o fato de termos trocado a forma de enxergar e nos comportar como sociedade é o “x” da questão.
Trocamos a sociedade do trabalho e da coerção (onde tínhamos mais obrigações, devíamos mais satisfações e tínhamos mais regras) pela sociedade do desempenho (onde basicamente quase tudo depende de nossa capacidade de produção).
Com isso, nós estamos nos tornando não só patrões, mas também escravos de nós mesmos.

E isso pode ser doentio. 

Volto a dizer que levanto a bandeira de usarmos essa tal liberdade justamente para trazer mais equilíbrio – parando de querer mostrar resultados ou buscar a recompensa lá fora e entendendo que a gente já carrega tudo aquilo que nutre de verdade nossa alma. E isso, passa pelo exercício da energia feminina em nosso modo de ser, pensar e agir.

Os outros livros da trilogia:

O segundo livro (o laranja) fala que quanto mais enchermos a nossa vida de informação, mais vazio sentiremos por dentro. A informação não necessariamente gera “verdade” – a nossa verdade.

E o terceiro livro (azul) fala muito de como a gente vai trocar, aprender e amar o outro por quem ele é, se estamos nos tornando todos iguais?

Confesso que ler esses livros me deu uma deprimida no começo, mas acredito que pensar sobre o pior cenário pode ajudar também a trazer alternativas para o caminho do meio – o equilíbrio.
Se você já tiver lido algum desses livros, me conta o que achou?

***********************************

Quer comprar a trilogia?

É só clicar aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.